A ENTIDADE:

Fundada pela iniciativa do empresário Jacob Biezus, que trouxe de Erechim a experiência de associação do empresariado. Naquela época, Concórdia era uma jovem cidade, com tendências claras de crescimento. As atividades da Associação mostravam a crescente necessidade de organização do empresariado e as possibilidades de alcançar benefícios para a região através da entidade.

A primeira diretoria reuniu os pioneiros do comércio local, que faziam reuniões nas suas residências, até conseguirem uma sede provisória. O empresário José Chiuchetta ofereceu o local gratuitamente até que a entidade foi transferida para a sede definitiva, na Rua Anita Garibaldi, 104, onde está até hoje.

CRESCIMENTO

Com a primeira diretoria foi iniciado um trabalho de filiação de novos empresários, tarefa que exigia persistência. Dezenas de comerciantes e contadores entenderam o apelo dos pioneiros e a Associação prosperou, alcançando representatividade em todos os municípios do Alto Uruguai. Já nesta época a então Associação Comercial e Industrial de Concórdia - ACIC, se empenhava em solucionar entraves com os Poderes Públicos.

Na década de 70, a entidade foi reestruturada e entre outras medidas, filiou-se á FACISC.

Na década seguinte, transferiu para o nome a representatividade regional, passando a chamar-se Associação Comercial e Industrial do Alto Uruguai Catarinense - ACIAUC.

Nos anos noventa voltou a seu nome original - ACIC, uma vez que, os municípios integrantes da Associação fundaram suas entidades.

Nestes 59 anos vem desempenhando papel fundamental na organização e instrumentalização do empresariado, especialmente intermediando os interesses do capital privado com o poder público.

A ACIC, atualmente é dirigida por um grupo de 41 empresários e têm Maria Luisa Lasarim como presidente, e um quadro de mais de 450 associados.

A ACIC é filiada à FACISC, Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina, órgão que congrega 146 (cento e quarenta e seis) Associações Comerciais e Industriais no Estado, com mais de 34 (trinta e quatro) mil empresas distribuídas em toda Santa Catarina. O maior sistema voluntário empresarial de Santa Catarina.