ACIC representada na Plenária Regional da FACISC

em 02/03/2018
O vice-presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Márcio Zanatta, o diretor administrativo e financeiro da entidade, Volnei Magedans e a gestora executiva, Maria de Lourdes Dal Piaz, participaram na tarde desta sexta-feira, dia 2, na Plenária Regional da FACISC em Xaxim. Na oportunidade, foram tratados diversos temas de interesse dos empresários catarinenses.

O vice-presidente da ACIC, Márcio Zanatta, entregou ao presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC),Jonny Zulauf, uma moção reforçando a necessidade de revitalização da SC-283, trecho que liga Concórdia, Seara e Chapecó. No documento, a ACIC aponta a importância dessa via para o escoamento da produção regional. além disso, enfatiza que o trecho utilizado por um número expressivo de empresários, que se deslocam para o aeroporto de Chapecó.

"Foi uma Plenária produtiva, com muita participação dos representantes de associações. Foram discutidos diversos temas de interesse de toda a região. É fundamental participar de eventos desta natureza. Muitas reivindicações foram apresentadas pelos representantes das Associações Empresariais", destaca o vice-presidente da ACIC, Márcio Zanatta.

Confira o teor da moção encaminhada pela ACIC

Senhor Presidente,

Cumprimentando-o cordialmente, vimos a através deste, solicitar apoio da FACISC com relação a Rodovia SC-283 uma das mais importantes rodovias do Oeste de Santa Catarina. O trecho da via, que liga Concórdia, Seara e Chapecó, é estratégico para a economia regional. A região conta com grandes agroindústrias, que utilizam essa estrada como um dos principais caminhos para o transporte de seus produtos. Além disso, a região é forte no setor de transportes de cargas, contando com empresas e cooperativas, que são destaques no cenário nacional. A Rodovia SC-283 dá acesso ao aeroporto de Chapecó. Diariamente, um número expressivo de empresários utiliza esse trecho. A via se constitui num importante corredor para o desenvolvimento do Oeste.

As lideranças representativas desta região têm se mobilizado em busca de investimentos para a rodovia. Segundo o Deinfra, já existe um projeto que contempla a revitalização do trecho que liga Concórdia, Seara e Chapecó. Atualmente, o referido trajeto se encontra em condições precárias. Há problemas com a falta de conservação, sinalização insuficiente, pontes que oferecem riscos aos motoristas e lentidão devido à necessidade de ampliação da pista para atender à crescente circulação de veículos, principalmente pesados.

Todos os fatores já mencionados, comprovam as deficiências da rodovia e a consequente falta de segurança. Além dos acidentes corriqueiros como: colisões e saídas de pistas, caminhões já caíram na ponte sobre o Rio Irani - um local perigoso e de precária sinalização. São provas inequívocas de que são necessárias mudanças profundas na via.

Diante desses apontamentos, a Associação Empresarial de Concórdia – ACIC, reforça junto a FACISC a solicitação para que a revitalização da SC-283 trecho que liga Concórdia, Seara e Chapecó seja agilizada. Conforme externamos neste presente ofício, a via é estratégica para o desenvolvimento econômico da região. Trata-se de um acesso para o aeroporto de Chapecó utilizado por uma gama de empresários de diversos municípios.