Melhorias no aeroporto de Chapecó e Rota do Milho foram debatidas em Plenária

em 11/11/2017
A presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Maria Luisa Lasarim, o conselheiro, Alberto Stringhini, e a gestora executiva da entidade, Maria de Lourdes Dal Piaz, participaram nesta sexta-feira, dia 10, da Plenária Regional Oeste da FACISC, que ocorreu em Chapecó. Foram tratados dois temas que podem impactar na economia regional: Regionalização do aeroporto de Chapecó (com o prefeito de Chapecó, Luciano Bulligon) e a Rota do Milho (com o coordenador regional do Sebrae, Ênio Parmeggiani).

Segundo prefeito de Chapecó, Luciano Bulligon, já há um montante de cerca de R$ 10 milhões para melhorias no aeroporto de Chapecó. Bulligon disse que tem contatos diretos com a ANAC e vem buscando investimentos para o aeroporto, já que a atual estrutura não atende mais às demandas. Uma empresa da Suíça está em tratativas para administrar o aeroporto. "Há grandes possibilidades de que esses investimentos aconteçam num curto espaço de tempo. Trata-se de uma boa notícia para a região, já que muitos empresários utilizam esse aeroporto", assinala.

Com relação à Rota do Milho, alternativas estão sendo buscadas para viabilizar uma forma menos onerosa para o transporte de grãos. O objetivo é a liberação de transporte através de Balsas sobre o Rio Paraná, na localidade de Mayor Julio Otaño (Paraguai), Eldorado (Argentina), com entrada em Santa Catarina via Porto Seco de Bernardo de Irigoyen em Misiones (Argentina) e Dionísio Cerqueira (Santa Catarina - BR). Outra passagem entre São Pedro (Misiones/AR) e Paraíso (Santa Catarina) também possui ações em andamento para atender as demandas.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, destaca que o processo é desencadeado tem etapas para seu aperfeiçoamento e fluidez. "São necessárias obras de infraestrutura como a implantação de pontes, rodovias e melhoria dos serviços de suporte nas passagens entre os países envolvidos, aspectos que são vinculados a acordos de cooperação, e deliberação no âmbito de cada pais. O principal desafio é a simplificação dos processos relativos à participação dos pequenos negócios na composição deste novo cenário econômico do território".

"Foram dois temas que interessam muito à região como um todo. Ficou claro na Plenária que precisamos nos unir para que esses projetos sejam concretizados. O fortalecimento do aeroporto de Chapecó é fundamental para a classe empresarial da região e a criação da Rota do Milho poderá trazer resultados significativos para todo o setor produtivo", finaliza a presidente da ACIC, Maria Luisa Lasarim.