Núcleo do Agronegócio da ACIC faz reunião em Sede Brum

Núcleo do Agronegócio da ACIC faz reunião em Sede Brum

ACIC Concórdia


Notícia
Por ACIC Concórdia
em 09/11/2017
A presidente da Associação Empresarial de Concórdia ( ACIC), Maria Luisa Lasarim, participou na noite de quarta-feira, dia 08, em Sede Brum, da reunião do Núcleo do Agronegócio da entidade. Na oportunidade, foi apresentado o projeto de produção de suínos sem antibióticos. Logo após, ocorreu a abertura de mais um aniversário de visitação do Parque de Preservação Fritz Plaumann. Também representaram a ACIC: o diretor administrativo e financeiro, Volnei Magedans, a Gestora Executiva Maria de Lourdes e a colaboradora, Cristina Wenuka. Representantes do Sebrae, da Fatma, Epagri, Embrapa Suínos e Aves, Secretaria Municipal de Agricultura, ACCS e equipe do Parque de Preservação Fritz Plaumann.

Na oportunidade, o Núcleo do Agronegócio da ACIC voltou a debater sobre o tema agregação de valor sustentável no agronegócio. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de novas matrizes econômicas no meio rural, aproveitando as potencialidades dos pequenos produtores e agregando valor aos produtos da agricultura familiar. Produtos como: geleia, mel, cachaça, queijo, cuca, entre outros doces e salgados são produzidos artesanalmente pelos produtores (numa prática que, em muitos casos, é transmitida de geração para geração). A ideia é fortalecer esse processo, legalizando a comercialização desses produtos típicos da zona rural.

Na área de agregação de valor, um dos projetos que está em desenvolvimento é a produção de suínos sem antibióticos. A ideia é oferecer ao mercado um produto mais natural possível, valorizando as aptidões dos pequenos produtores, que se mantêm na atividade com o passar dos anos, apesar dos períodos de instabilidade do mercado suinícola.

Conforme o coordenador do Núcleo dos Empreendedores Rurais, Vinicius Mocelim, há uma dificuldade de legalizar a comercialização de produtos desenvolvidos pelos pequenos produtores rurais, citando exemplos como: o queijo e o salame colonial, e exemplificando outros produtos de origem vegetal, que são produzidos de forma o mais natural possível e que podem ter uma expressiva aceitação no mercado, gerando renda e assegurando mais dignidade para quem produz.

Ainda na reunião, realizada em Sede Brum, a equipe co-gestora do Parque de Preservação Fritz Plamann, fez uma explanação sobre a programação do 10º aniversário de visitação do parque, localizado em Sede Brum. O espaço possui 717,48 Hectares de área, localizado às margens do lago formado pela barragem da Usina Hidrelétrica Itá, no rio Uruguai. Trata-se de uma Unidade de Conservação de proteção integral, destinada à proteção da natureza, à pesquisa científica, à educação ambiental e ao turismo ecológico. A criação do Parque está intimamente ligada ao processo de instalação de uma Usina Hidrelétrica junto à calha do rio Uruguai, processo que se iniciou entre os anos de 1990 a 2000 e deu origem à construção da Usina Hidrelétrica Itá até o ano 2000, e o Parque veio a ser criado como medida de compensação ambiental pela instalação da Usina.


Fonte: PG Comunicação

0 Comentários

Fique bem informado

Assine nossa newsletter