ACIC representada em homenagem ao CTG Fronteira da Querência

em 21/09/2017
O diretor de Núcleos da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Haroldo Vendruscolo, participou na noite de quarta-feira, dia 20, da homenagem prestada pela Câmara de Vereadores de Concórdia ao CTG Fronteira da Querência.

“Este é um lugar onde aprendi sobre respeito, sobre cultura, fiz amigos e que tem uma importância fundamental para a minha história, minha formação pessoal e profissional”, destacou o vereador Fabiano Caitano (PSDB), proponente da homenagem.
Ele também elogiou o empenho e a dedicação do CTG Fronteira da Querência na realização da 34ª Semana Farroupilha. “Um exemplo de esforço e de mostrar que é possível fazer cultura e fazer bons eventos sem dinheiro público”, afirmou.

O patrão do CTG Fronteira da Querência, José Schneider, destacou a história e a importância da entidade que está inserida em vários momentos de Concórdia e da região. “Nós somos passageiros à frente do CTG, mas toda a história já escrita e aquela que virá depende de todos nós para continuar presente”, afirmou ao agradecer a homenagem realizada pelo Poder Legislativo Municipal.

O coordenador da Comissão Organizadora dos 60 anos do CTG, Leocir Zanella, também lembrou o trabalho de muitas pessoas que fizeram a entidade tornar-se uma das mais reconhecidas de toda a região e do Sul do Brasil. “Dentro desta programação estamos reconhecendo a história das pessoas que construíram estes 60 anos”, disse ao destacar ainda que a tradição gaúcha congrega diversas gerações da família e os bons costumes.
O Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina (MTG) foi representado pelo consultor jurídico da entidade, Osmar Copalni. “Gaúcho é a variação do nome que se dá para a lida do homem do campo, que respeita a família, honra a lei e cultiva as tradições”, explicou.

Ele também lamentou que o Estado de Santa Catarina não valorize a história da República Juliana, que tornou SC em país por três meses. “Foi uma luta lado a lado com a Revolução Farroupilha”, acrescentou ao lembrar a história com ideais de liberdade igualdade, fraternidade que “devem nortear não só os gaúchos, mas todas as pessoas de bem”.
Já o prefeito Rogério Luciano Pacheco - que em 2013 foi autor do Projeto de Lei 100 que instituiu a Semana Farroupilha em Concórdia - destacou que o CTG sempre teve por objetivo defender a cultura e os símbolos do gaúcho, como a chama crioula, a bombacha, o mate. “Preservar a tradição faz com que muitas pessoas que vieram do Rio Grande do Sul sintam-se em casa em Concórdia”, afirmou.

O prefeito reforçou ainda que a história de Concórdia também se confunde com a história do CTG Fronteira da Querência. “Por isso nossos parabéns e o reconhecimento ao tradicionalismo”, acrescentou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Artêmio Ortigara, fez um agradecimento especial ao CTG, por também abrir as portas do galpão para a homenagem. “O nosso desejo é que a chama da Semana Farroupilha se mantenha sempre acesa em nossa memória para preservar os bons costumes que reúnem pessoas em torno de uma roda de chimarrão ou de um bom churrasco, para um causo, para um sonho ou para uma reflexão”, afirmou.
Logo depois da homenagem, foram realizadas apresentações da Invernada Artística e a Chama Crioula foi apagada dentro dos costumes da tradição. Os presentes também assistiram ao documentário “Ser Gaúcho, o primeiro CTG fora do Rio Grande do Sul”, dos jornalistas Leandro Ramires Comassetto e Allan Vinicius Kuball Coelho, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Fonte: Informações e foto: ASCOM Câmara de Vereadores de Concórdia