Presidente da ACIC participa de palestra

Presidente da ACIC participa de palestra

ACIC Concórdia


Notícia
Por ACIC Concórdia
em 20/09/2017
A presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Maria Luisa Lasarim, participou na terça-feira, dia 19, da palestra com o tema "Entendendo a Indústria Avançada", com o diretor regional do SENAI/SC e professor do ITA, Jefferson de Oliveira Gomes. O evento lotou o auditório do SENAI, contando com a participação expressiva de empresários, autoridades e da comunidade em geral. O vice-presidente da FIESC, para o Alto Uruguai, Álvaro Luis de Mendonça, esteve presente. Na palestra, o diretor regional do SENAI/SC, fez uma abordagem sobre as temáticas: hiperconectividade, inteligência artificial e o elevado grau de digitalização e de sensoriamento.

“Algumas tecnologias têm se tornado baratas e estão mais presentes no nosso dia a dia. No mundo hoje nós temos cerca de 3,5 bilhões de pessoas que têm algum tipo de carteira assinada (num universo de 7,3 bilhões pessoas). Destes 3,5 bilhões de pessoas empregadas, 1 bilhão de pessoas já estão em profissões que não existiam antes de 2011 em função dessas tecnologias. O Fórum Econômico Mundial é muito claro em dizer que daqui a seis anos continuaremos tendo mais ou menos 3,5 bilhões de pessoas com carteira assinada. De acordo com o Fórum Econômico, 65% dessas profissões que serão ofertadas ainda não existem. Que tipo de gente nós pretendemos formar, que indústria teremos, que tipo de leis e qual a infraestrutura”, indaga o diretor regional do SENAI/SC e professor do ITA, Jefferson de Oliveira Gomes.

O diretor regional do SENAI/SC destaca a importância da qualificação profissional para conquistar um espaço no mercado de trabalho. “Se você tem alguma formação técnica necessariamente, você tem um emprego. De dez pessoas que fazem cursos do SENAI (na crise) nove estão empregadas. Esse é um número factível, que mostra claramente o poder de uma formação. O problema é que temos uma massa da nossa população que se formou sem significado. Não existe falta de emprego para pessoas bem qualificadas”, acrescenta.

Jefferson de Oliveira Gomes observa que as tecnologias se renovam a todo o momento e que a sociedade precisa estar atenta a esse processo. “O mundo está mudando numa velocidade muito rápida. Se você aceitar isso, um bom caminho já foi andado. Não tem mais volta. Este foi o escopo da nossa palestra, ponderando sobre esses pilares e aumentando a discussão acerca desse tema. Tudo o que eu falei na palestra é realidade até 2020”, conclui. O vice-presidente da FIESC, para o Alto Uruguai, Álvaro Luis de Mendonça, enaltece a qualidade da palestra. "Foi um evento que suscitou reflexões de empresários, estudantes e membros da comunidade. O debate sobre a indústria avançada é pertinente e nos remete ao repensar de atitudes sobre o novo cenário da educação no contexto das novas tecnologias", declara Mendonça.

Fonte: PG Comunicação

0 Comentários

Fique bem informado

Assine nossa newsletter